quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Uma notícia ruim para o Brasil

TurismoBrasil é o 3º pior em um ranking de destinos13 de Novembro de 2007 20:22
O Brasil ocupa a antepenúltima posição no ranking divulgado nesta terça-feira que analisa a capacidade de diversas nações de explorar seu potencial turístico. Abaixo do Brasil, ficaram apenas China e Estados Unidos, de acordo com a relação organizada pela consultoria de imagem global Futurebrand. Nas primeiras posições, estão Austrália, Cingapura e Espanha.
Para a elaboração do estudo, foram ouvidos 50 especialistas do setor de turismo, incluindo escritores, editores, analistas e profissionais de hotelaria de várias partes do mundo. Também foram consultadas 2.600 pessoas que viajam com freqüência.
O índice analisa a percepção dos viajantes em relação aos destinos e busca identificar quais deles têm as melhores reputações. São observadas várias categorias, tais como praia, beleza natural, vida noturna, negócios e compras. A melhor posição do Brasil foi na categoria “melhor vida noturna”, um terceiro lugar, atrás de Espanha e Estados Unidos.
"Marca" - Segundo o índice, a "marca" mais forte internacionalmente entre viajantes pertence à Austrália – seguido pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Itália. Cabe ressaltar a posição paradoxal dos EUA: o país tem uma marca forte, mas, ao mesmo tempo, não a explora como poderia para o turismo.
Os especialistas acreditam que "a falta de marketing da imagem do país, as políticas polêmicas e uma crescente dificuldade de entrada para os visitantes estão começando a cimentar uma imagem nada heróica", diz o estudo, citado pelo site da rede BBC. Segundo a consultoria, Croácia, China, Emirados Árabes Unidos, Cuba, Islândia e Rússia são destinos promissores para os próximos cinco anos.
"Muitos ainda pensam a marca como um simples logotipo ou uma identidade visual que muda a cada campanha publicitária”, explica o documento da Futurebrand. “Simplesmente anunciar suas ofertas ou gastar grandes somas de dinheiro em espaço na mídia não garante sucesso, especialmente num mercado saturado e competitivo", diz o documento da Futurebrand. O segredo do sucesso estaria em manter turistas satisfeitos.
Confira a relação das 10 "marcas" mais fortes, segundo o ranking:1. Austrália2. Estados Unidos3. Grã-Bretanha4. França5. Itália6. Canadá7. Espanha8. Nova Zelândia9. Grécia10. Japão

Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=133486&date=currentDate

'Turismo hedonista' está em alta, diz pesquisa

Turistas jovens buscam festas que duram dia e noite, afirma estudo
Um relatório da consultoria Euromonitor International, apresentado no maior evento de turismo mundial (a World Travel Market 2007), diz que os viajantes entre 25 e 34 anos estão redefinindo o conceito de "férias" e trocando o descanso por festas que duram dias inteiros.
Segundo a pesquisa, o "turismo hedonista" está em alta principalmente nos Estados Unidos, onde hotéis de Las Vegas e companhias de cruzeiros oferecem festas regadas a muito álcool, visitas a clubes de strip-tease e passeios de limusine.
Alguns hotéis já oferecem festas à beira da piscina em que "cabanas" privadas, com cadeiras e mesas, são vendidas por até US$ 5 mil (cerca de R$ 8,7 mil) e uma garrafa de bebida pode chegar a US$ 400 (R$ 700).
"Procurando sempre superar a última festa, esses turistas, que estão ficando mais velhos e ganhando mais, vão continuar buscando atividades e experiências especiais, tornando o 'turismo hedonista' uma tendência de longo prazo, passada de geração em geração", diz o relatório.
A consultoria avalia que lugares como Buenos Aires, Cidade do Cabo e Macau podem se beneficiar dessa fatia do mercado turístico no futuro.
'Slow travel'
O documento também destaca outro tipo de turismo, o chamado "slow travel", que consiste em viagens mais tranqüilas, em que as pessoas se hospedam em fazendas, procurando apreciar a vida e a comida locais.
Essa tendência, que já é sucesso na Europa, estaria se espalhando para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, onde o turismo doméstico rural é considerado um nicho em expansão.
Ainda segundo o relatório, o país estaria vivendo um bom momento tanto para viagens nacionais como internacionais devido à força da moeda brasileira.
Para a consultoria, outros tipos de turismo que tem grande potencial são as viagens religiosas no Oriente Médio - baseadas em atividades permitidas de acordo com a lei islâmica - e as viagens que têm como foco os bichinhos de estimação, em especial na Grã-Bretanha.
Segundo o relatório, algumas redes de hotel já começaram a oferecer produtos e serviços especiais para os animais que saem de férias junto com os donos, um investimento que pode trazer rendimentos anuais até 30% maiores para essas empresas.

Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071112_turismorelatorio_is.shtml