TurismoBrasil é o 3º pior em um ranking de destinos13 de Novembro de 2007 20:22
O Brasil ocupa a antepenúltima posição no ranking divulgado nesta terça-feira que analisa a capacidade de diversas nações de explorar seu potencial turístico. Abaixo do Brasil, ficaram apenas China e Estados Unidos, de acordo com a relação organizada pela consultoria de imagem global Futurebrand. Nas primeiras posições, estão Austrália, Cingapura e Espanha.
Para a elaboração do estudo, foram ouvidos 50 especialistas do setor de turismo, incluindo escritores, editores, analistas e profissionais de hotelaria de várias partes do mundo. Também foram consultadas 2.600 pessoas que viajam com freqüência.
O índice analisa a percepção dos viajantes em relação aos destinos e busca identificar quais deles têm as melhores reputações. São observadas várias categorias, tais como praia, beleza natural, vida noturna, negócios e compras. A melhor posição do Brasil foi na categoria “melhor vida noturna”, um terceiro lugar, atrás de Espanha e Estados Unidos.
"Marca" - Segundo o índice, a "marca" mais forte internacionalmente entre viajantes pertence à Austrália – seguido pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Itália. Cabe ressaltar a posição paradoxal dos EUA: o país tem uma marca forte, mas, ao mesmo tempo, não a explora como poderia para o turismo.
Os especialistas acreditam que "a falta de marketing da imagem do país, as políticas polêmicas e uma crescente dificuldade de entrada para os visitantes estão começando a cimentar uma imagem nada heróica", diz o estudo, citado pelo site da rede BBC. Segundo a consultoria, Croácia, China, Emirados Árabes Unidos, Cuba, Islândia e Rússia são destinos promissores para os próximos cinco anos.
"Muitos ainda pensam a marca como um simples logotipo ou uma identidade visual que muda a cada campanha publicitária”, explica o documento da Futurebrand. “Simplesmente anunciar suas ofertas ou gastar grandes somas de dinheiro em espaço na mídia não garante sucesso, especialmente num mercado saturado e competitivo", diz o documento da Futurebrand. O segredo do sucesso estaria em manter turistas satisfeitos.
Confira a relação das 10 "marcas" mais fortes, segundo o ranking:1. Austrália2. Estados Unidos3. Grã-Bretanha4. França5. Itália6. Canadá7. Espanha8. Nova Zelândia9. Grécia10. Japão
Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=133486&date=currentDate
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário