terça-feira, 2 de outubro de 2007

Olinda recebe projeto Concertos nas Igrejas

Depois de receber a Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo), os mosteiros e basílicas da cidade patrimônio histórico da humanidade oferecem mais um evento voltado para os amantes da música erudita. Começa nesta quinta-feira o projeto Concertos nas Igrejas. A idéia é trazer a música instrumental como meio de inclusão social e proposta pedagógico-cultural. Idealizado pelo violoncelista João Carlos Araújo, o trabalho vai oferecer concertos com os objetivos de formar novas platéias e despertar nas crianças o gosto pela música de câmara. O projeto se estenderá até o final do ano e a apresentações vão acontecer sempre na última quinta-feira de cada mês, todas abertas ao público. A Orquestra Experimental de Câmara (OEC), formada por jovens e veteranos músicos da Orquestra Sinfônica de Recife sempre estará presente para receber convidados especiais. Neste primeiro encontro, os concertos vão acontecer no interior da Catedral da Sé. Serão duas apresentações por dia de projeto. A primeira, logo no início da tarde, às 15h, será um concerto-aula para os alunos da rede municipal de ensino, também aberta ao público. A proposta de trabalho da Orquestra Experimental, composta apenas por instrumentistas de arco, é demonstrar para os estudantes todos os instrumentos que formam o grupo, apresentando uma visão da música erudita mundial, através dos diversos períodos e compositores. Na segunda exibição, que também acontece na Igreja da Sé, às 20h, a OEC vai brindar os participantes com clássicos da música erudita de renomados compositores nacionais e internacionais como Bach, Villa-Lobos e Guerra Peixe. A direção artística da orquestra fica por conta da violinista alemã, Christa Ruppert e a direção geral é de João Carlos Araújo.

Fonte:http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2007927102815&assunto=76&onde=1

Análise: O desenvolvimento de projetos de música permite associar a divulgacao do patrimônio e a divulgacao da cultura musical. É uma forma de criar uma nova segmentacao e valorização da cultura, e de elementos da música que pouca parte da populacao tem acesso.

Estratégia: Adotar a campanha Concertos na Igreja também nas cidades históricas de Minas Gerais, permitindo assim, maior divulgação e segmentação do patrimonio local. Cria um novo produto para o turismo cultural.

Nenhum comentário: